Sobre “Quem a tem…”

(Breve comentário de Lucas Laurentino, UFRJ)

Contribuindo para as comemorações do centenário de nascimento de Jorge de Sena, iniciamos hoje no nosso site a divulgação sistemática de poemas senianos lidos ou pelo poeta, ou por estudiosos e admiradores de sua obra.

Como data de estreia, escolhemos propositalmente este 25 de Abril, tão marcante para a História de Portugal e para o próprio Sena – autor que desde sempre foi um defensor radical da liberdade em seus mais diversos aspectos.

E nossa primeira escolha recaiu sobre o emblemático “Quem a tem…”, poema de 1956, escrito três anos antes de o poeta se exilar no Brasil e quase vinte anos antes de ele vir a saber verdadeiramente qual é a cor da liberdade portuguesa: “É verde, verde e vermelha.”